É inspirador ouvir grandes histórias de sucesso. Pessoas que, hoje, são donas de marcas e empreendimentos famosos, possuem fortunas milionárias ou, ainda, fizeram uma contribuição relevante para a humanidade.

Mas qual a história dessas pessoas? O que elas fizeram para chegar onde estão?

Poucos conhecem a jornada do Steve Jobs, do Rolim Amaro ou da J.K. Rowling, até serem reconhecidas como pessoas de sucesso. A maioria apenas têm conhecimento daquilo que criaram: Apple, TAM e Harry Potter.

Você sabia que o Walt Disney, antes de ser tão bem-sucedido, já foi demitido de uma redação de jornal por seu chefe achar que ele “não tinha imaginação nem boas ideias”?

E para você, o que significa ser bem-sucedido? Como alcançar o sucesso?

Não tenha dúvidas, é um desafio. Mas separamos 6 principais estratégias de pessoas bem-sucedidas para que você inicie sua história de sucesso. Vamos lá?

O que é sucesso para você?

Esqueça tudo que já ouviu sobre esse termo até agora. Ter sucesso não se resume mais a dinheiro ou fama. É possível encontrar diversas outras definições e teorias que se adequam aos mais variados modos de viver e carreiras.

O conceito de sucesso é individual e varia de pessoa para pessoa, de acordo com a escala de valores, anseios, crenças e desejos de cada um.

Ser bem-sucedido, para muitos, significa ter sucesso na carreira profissional, ou constituir uma família, conseguir realizar uma viagem dos sonhos, entre outras infinitas possibilidades.

Para este artigo, vamos abordar o sucesso sob o olhar da Psicologia Positiva: sucesso é ter uma vida equilibrada, com satisfação e felicidade em todas as áreas. Esse acaba sendo um objetivo comum a todos, certo?

Além disso, esse é um processo constante de evolução e desenvolvimento a todo momento.

Você já deve ter ouvido falar que não é possível ser feliz em todas as áreas, o que não é verdade. É possível alcançar níveis de sucesso e satisfação nos mais diversos aspectos da vida, basta colocar foco em cada área que deseja crescer e trabalhar para que isso aconteça.

Inclusive, o foco é uma qualidade que ouvimos falar muito como referência de pessoas bem-sucedidas. Determinação, empatia e visão estratégica também são características de bons líderes e de pessoas que atingem o sucesso.

Mas o que essas pessoas fazem, de fato, para alcançar os seus objetivos? Descubra a seguir.

Como se tornar uma pessoa bem-sucedida?

Não existe uma fórmula pronta ou um passo a passo de como atingir o sucesso, pois isso depende muito do contexto, dos objetivos e desejos de cada um.

Mas, se observarmos a carreira de pessoas bem-sucedidas, como aquelas que mencionamos no início deste artigo, é possível perceber alguns padrões nas suas jornadas.

A vida, a rotina, os resultados e as realizações dessas pessoas nos permitem tirar bons ensinamentos. A partir disso, podemos destacar 6 principais estratégias que os bem-sucedidos utilizam nas suas carreiras. Confira!

     1. Assuma o comando da sua vida

Para começar, guarde isso: pessoas bem-sucedidas não culpam os outros quando as coisas dão errado ou não acontecem como esperado. E nem terceirizam a sua felicidade, nem se orientam pelos sonhos ou metas dos outros.

Pessoas de sucesso tomam a frente da sua própria carreira e assumem a responsabilidade por suas ações. Pessoas como o Steve Jobs conduzem seus passos segundo a sua consciência. O destino para elas não existe, pois são capazes de construir e conduzir a sua própria jornada.

     2. Seja capaz de tomar decisões

Tomar decisões é uma das linhas tênues entre o sucesso e o fracasso. E pessoas bem-sucedidas devem trabalhar para serem essencialmente decididas.

Elas não procrastinam nem deixam para amanhã o que podem decidir hoje. Elas sabem que as decisões são um reflexo do progresso e têm a consciência de que o tempo é algo muito precioso.

Por isso, a capacidade de tomar decisões rapidamente é o que se espera daqueles que desejam alcançar o sucesso. Pessoas bem-sucedidas têm o hábito de agir para solucionar problemas e situações.

     3. Pense positivo

Outro hábito que pessoas bem-sucedidas não abrem mão é pensar positivo. Isso significa que elas buscam sempre manter o foco em metas, objetivos, sonhos e realizações e não nos problemas, nas tragédias ou no que deu errado.

Pensar positivo significa, inclusive, assumir que até os erros podem trazer algo de bom, algum ensinamento e, definitivamente, um aprendizado.

Além disso, pensar positivo é também pensar sempre o melhor das pessoas e da sua equipe, colocando o foco nas qualidades de cada um e não nos defeitos.

Isso ajuda pessoas bem-sucedidas a estarem conectadas ao melhor de tudo e de todos, permitindo que a nossa mente esteja mais aberta a muitas conquistas.

Lembre que pensar coisas boas atrai coisas boas!

     4. Construa laços

Além de pensar o melhor dos outros, um ponto importante para pessoas bem-sucedidas é criar laços e conexões reais com as pessoas que cruzam a sua jornada.

Isso porque quem almeja o sucesso sabe que construir e manter bons relacionamentos é uma habilidade fundamental para este mundo, em todos os aspectos.

O costume de tratar bem as pessoas torna os ambientes agradáveis e favoráveis ao crescimento contínuo e mútuo, além de gerar infinitas oportunidades.

Ao final da sua jornada, quando alcançam o tão sonhado sucesso, pessoas bem-sucedidas percebem que construíram amizades duradouras, alianças pessoais e profissionais e conexões com sentido e sinceras.

     5. Cuide da saúde

O caminho em direção ao sucesso não é fácil e é preciso se fortalecer como um todo para conseguir superar barreiras e continuar uma jornada. Por isso, sempre cuide da sua saúde mental e física.

O equilíbrio é uma meta constante de pessoas bem-sucedidas. Elas olham para a sua própria vida como se enxergassem claramente os seus objetivos e buscam não se descuidar de nenhum aspecto que possa interferir diretamente nas chances de que possa alcançá-los.

Elas cuidam da saúde, da mente, do corpo, da alma, do espírito e da qualidade dos seus relacionamentos. É importante fechar brechas para conflitos e abrir portas para a paz interior.  

     6. Sempre busque aprender

Pessoas bem-sucedidas têm uma postura básica de vida de estarem em constante aprendizado. E uma jornada é repleta de vivências, experiências e aprendizados, não é?

Pessoas como a J.K. Rowling, autora de Harry Potter, estão sempre abertas para conhecer novos caminhos, oportunidades e modos de viver e pensar.

Para atingir o sucesso, você precisa estudar, ler, frequentar cursos e ambientes onde possa se conectar a outras pessoas em busca de crescimento e atualização. Acredite no poder do conhecimento e da sabedoria e esteja sempre disposto a conquistá-los.

Inspirar-se nas jornadas de pessoas bem-sucedidas e identificar os meios comuns que as fizeram chegar onde estão é, com certeza, a melhor estratégia. E agora é a sua vez: pronto para alcançar o tão sonhado sucesso?

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fale Conosco

Enviando

© Todos os direitos reservados. Desenvolvido por i10 Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?